'Transporte público é prioridade', diz futuro superintendente da Strans de Teresina
13/11/2024
Segundo Carlos Daniel, o objetivo do início da gestão é procurar soluções para aumentar a oferta dos ônibus pela capital. Nesta terça-feira (13) aconteceu a primeira reunião do prefeito eleito, Silvio Mendes (UB) com o secretariado que assume em 2025. Ônibus de Teresina.
Ravi Marques/TV Clube
O engenheiro Carlos Daniel, anunciado como o próximo chefe da Superintendência Municipal de Transporte Trânsito (Strans) pelo prefeito eleito Silvio Mendes (UB), afirmou que a recuperação do transporte público da capital será a prioridade a partir de 2025.
A Strans é o órgão da Prefeitura responsável por regularizar o trânsito da capital, desde garantir a segurança dos motoristas, passageiros e pedestres como o fluxo dos veículos, além de determinar as ordens de serviço diárias a serem executadas pelas empresas de ônibus.
A superintendência foi criada em 1997, durante o primeiro mandato do ex-prefeito Firmino Filho. Carlos Daniel já chefiou a Strans, durante os anos de 2014 a 2019, durante o terceiro e quarto mandado de Firmino à frente da Prefeitura.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo Carlos Daniel, o objetivo do início da gestão é procurar soluções para aumentar a oferta dos ônibus pela capital.
"Nós vamos ver o que pode ser feito. Vamos trabalhar para atingir a população toda. É um processo gradual, para que seja recuperado na cidade toda", comentou o engenheiro.
O processo deve ser acompanhado pelo engenheiro de trânsito Antônio Santana, que participou da criação do sistema Inthegra. Segundo Carlos Daniel, será analisado a viabilidade de continuar usando os terminais e corredores de ônibus, ou se será preciso fazer modificações no sistema.
"Acredito que o professor Santana deva dar uma nova formatação, e eu acredito que devam ser utilizados, principalmente as paradas de ônibus ao longo das avenidas, e recuperados. Até porque, têm uma condição favorável ao cidadão que usa", comentou.
Mudança no comando da Strans
Entre os nomes anunciados por Silvio, houve uma mudança em relação ao que já tinha sido confirmado pelo prefeito eleito: a Strans será comandada por Carlos Daniel, que assumiu a pasta na gestão do ex-prefeito Firmino Filho. Antes, Silvio anunciou o policial rodoviário federal Manoel Barros Filho.
Primeira reunião do secretariado
Prefeito eleito, Silvio Mendes se reúne com secretariado para definir metas
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), realizou a primeira reunião com seu secretariado nesta quarta-feira (13), um dia após o anúncio oficial dos nomes que compõem a equipe.
Durante o encontro, ele enfatizou a importância da transparência e determinou que todos os secretários devem reservar, pelo menos, uma tarde por semana para atendimento ao público, com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“É importante que o cidadão tenha acesso direto a quem tem a responsabilidade de resolver o problema. Vamos cumprir o que foi prometido durante a campanha. Cada secretaria, cada secretário, o prefeito e o vice terão um dia na semana para ouvir o cidadão comum, aquele que precisa de apoio e orientação. É direito dele e ele vai ter acesso a um canal direto para levar suas reclamações e necessidades.”, destacou o prefeito.
Leia mais sobre o futuro secretariado de Teresina:
Futuro secretário de segurança anuncia motopatrulhamento e câmeras com leitura facial
Saiba quem são os secretários anunciados para a Prefeitura de Teresina a partir de 2025
Silvio Mendes reúne secretariado pela 1ª vez em reunião
Silvio Mendes reúne secretariado pela 1ª vez e anuncia medidas de transparência e atendimento ao cidadão
Izabella Lima/g1
Durante a reunião, o gestor foi informado que a Prefeitura de Teresina encontra-se inadimplente no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), uma espécie de “Serasa” dos órgãos públicos. Essa situação limita a capacidade do município de receber recursos federais.
Silvio Mendes destacou que “é preciso ter cuidado na gestão e nas relações com as pessoas” e que, apesar das dificuldades financeiras, a administração vai trabalhar com paciência e sensibilidade para enfrentar os desafios.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube