'Segurança que nossa Alice não teve', diz mãe de menina morta após acidente em escola durante audiência
04/09/2025
(Foto: Reprodução) Pais de menina morta após acidente em escola participam de audiência pública na Câmara
“A gente busca a segurança que a nossa a Alice não teve a oportunidade de ter”, disse a mãe de Alice Brasil, de quatro anos, morta após ser atingida por uma penteadeira em um colégio de Teresina. Os pais participam, nesta quinta-feira (4), de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir medidas de segurança em escolas da capital.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A audiência foi convocada pelo presidente da CMT, vereador Enzo Samuel, após pedido do vereador Petrus Evelyn. Participam do ato representantes do Corpo de Bombeiros do Piauí, Secretaria Municipal de Segurança e Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe).
Leia também: Polícia pede adiamento do prazo do inquérito da morte de menina dentro de escola em Teresina
Durante a audiência, o pai da menina, o major do Exército Cláudio Sousa, declarou que a família busca por justiça, não vingança. Segundo ele, a morte de Alice poderia ter sido evitada.
“Estamos em 2025 e esses estabelecimentos funcionam de forma irregular, sem que haja comprovação da regularidade plena, sem alvarás e laudos de vistoria. A tragédia envolvendo a nossa filha ocorreu em uma dessas unidades, que está irregular desde 2021. Muitos pais, assim como nós, não sabíamos disso, e por isso fomos atrás. Não se trata de vingança, isso é justiça. Para que nenhuma outra família seja destruída como a minha foi”, disse o pai.
O vereador Petrus Evellyn declarou que o objetivo da audiência é debater sobre a falta de segurança em escolas públicas e privadas da capital. Petrus é autor do projeto de lei chamado, Lei Alice, que propõe medidas para evitar acidentes em parques e brinquedotecas de unidades escolares.
“Nosso objetivo é debater a segurança das escolas. Aconteceu uma tragédia em uma escola particular de Teresina onde uma criança morreu. Existem indícios de negligência e muitas formas de evitar, e não foi evitado. Estamos aqui com bombeiros e outros profissionais para que casos como esse não se repitam.
O que se sabe sobre o acidente que matou Alice
Alice Brasil, de 4 anos, morreu após penteadeira cair sobre ela dentro de escola em Teresina
Arquivo pessoal
Alice Brasil morreu em 5 de agosto após ser atingida por uma penteadeira de madeira dentro de uma sala de brinquedos no CEV Colégio, na Zona Leste de Teresina. O móvel caiu depois que outra criança entrou embaixo dele.
Segundo a declaração de óbito, Alice teve traumatismo craniano, acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio (hematoma subdural agudo) e inchaço cerebral (edema difuso).
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga o caso, analisa imagens e ouve testemunhas. A penteadeira foi encaminhada para a perícia.
O colégio suspendeu as aulas e ofereceu apoio psicológico aos alunos e funcionários. Em nota, o Grupo CEV lamentou o acidente. O presidente do grupo, Rafael Lima, pediu perdão publicamente à família da criança.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube