Ruas alagadas: Defesa Civil e aplicativo de rotas por GPS orientam motoristas sobre áreas de risco
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Defesa Civil faz parceria com aplicativo para orientar sobre áreas de alagamento
A Defesa Civil do Piauí fez uma parceria com o aplicativo de navegação por GPS, Waze, para ajudar no mapeamento de áreas alagadas no estado. Agora, os motoristas podem consultar o aplicativo de forma online para saber quais regiões estão em risco.
"É um sistema privado de navegação, que tem parceria com a Defesa Civil. Eles disponibilizaram para as Defesas Civis do país a oportunidade de ser uma ferramenta de gestão de risco para o tráfico seguro de veículos", explicou o diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo Werton, o mapeamento pode auxiliar turistas e pessoas que não conhecem as áreas de risco no estado. Além disso, a própria Defesa Civil consegue atualizar os pontos de perigo no aplicativo.
Parte das marcações e interdições é realizada a partir do monitoramento atmosférico, mas muitas informações também são obtidas, por meio de notificações feitas por internautas e motoristas de aplicativo.
"Nós, do centro de gerenciamento, vemos as condições da pista, para saber se é uma área mais declivosa ou se já propensa a alagamentos históricos. Aí fazemos a intervenção parcial da pista enquanto durar a condição adversa do tempo", afirma o coordenador da Sala de Monitoramento, Michael Francisco.
Aplicativa orienta motoristas sobre áreas de risco no Piauí
Reprodução (Defesa Civil do Piauí)
*Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube