Quatro suspeitos de envolvimento em morte de adolescente em escola são detidos em Teresina
15/08/2025
(Foto: Reprodução) Polícia investiga ligação de estudante morto em escola com facção criminosa
Dois adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos por suspeita de envolvimento na morte do atleta Alex Mariano Nascimento Moura, de 16 anos, dentro de uma escola na Zona Sul de Teresina. O crime aconteceu na manhã de quinta-feira (14). O suposto atirador, um adolescente de 17 anos, fugiu e é procurado pela polícia.
Segundo um dos adolescentes apreendidos, que prestou depoimento à Polícia Civil do Piauí (PCPI), Alex foi morto por causa de uma foto publicada no Instagram em que ele aparece com uma arma. Os suspeitos acreditaram que o jovem fazia parte de uma facção criminosa.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O adolescente conhecido como "Neguinho" foi apreendido na tarde de quinta. Na madrugada desta sexta-feira (15), outro adolescente foi detido, além de um homem e uma mulher.
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) afirmou que "Neguinho" foi encontrado no bairro Torquato Neto, na Zona Sul da capital, e levado à delegacia para depor.
De acordo com o Draco, ele mostrou a foto de Alex a três suspeitos de integrarem uma facção criminosa. Dois deles são conhecidos como "Balinha" e "Maguim".
Conforme a Polícia Civil, "Maguim" pegou o celular, pulou o muro da escola e disse que voltaria para matar Alex. Minutos depois, "Neguinho" chamou a vítima sob o pretexto de devolver o aparelho, mas o jovem foi assassinado no fundo da escola por "Maguim", que fugiu em seguida.
Prisões e apreensões na madrugada
Durante a madrugada desta sexta, após o depoimento de "Neguinho", os policiais localizaram a mãe de outro adolescente suspeito. Ela levou o filho até a delegacia.
Esse adolescente confirmou o relato de "Neguinho" e revelou que participou de um "tribunal do crime" dentro da escola, que decidiu pela morte de Alex Mariano.
Após a confirmação, os policiais prenderam um homem, uma mulher acusada de enviar a foto da vítima aos criminosos e outro adolescente suspeito de ligação com a facção.
Momentos antes do crime
Atleta de 16 anos é morto dentro de escola pública na Zona Sul de Teresina
As câmeras de segurança do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Residencial Esplanada registraram um homem de capacete caminhando na rua em frente ao muro da escola, minutos antes do crime.
Em seguida, Alex aparece indo para os fundos da escola. Depois, alunos são vistos correndo e o homem é flagrado pulando o muro e fugindo.
Histórico do suposto atirador
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) identificou "Maguim", de 17 anos, como o atirador. Ele tem um histórico de passagens anteriores pela polícia.
Em 2024, o adolescente foi apreendido por tentativa de roubo e investigado pela Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor (DSPM).
"Maguim" foi novamente apreendido por roubo, em janeiro deste ano, e ficou 45 dias internado no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip). Durante esse período, foi acusado de dano e ameaça.
Meses depois, em abril de 2025, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) passou a investigá-lo e o adolescente foi internado pela segunda vez em maio. De acordo com a polícia, ele recebeu liberdade assistida em 14 de julho.
River-PI lamenta morte
Alex Mariano jogava nas categorias de base do River-PI, clube de futebol de Teresina. Em nota, a instituição lamentou a morte do jovem e se solidarizou com a família dele. Confira abaixo:
É com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do falecimento do jovem Mariano, atleta da equipe sub-16 do River Atlético Clube, brutalmente assassinado na manhã desta quinta-feira.
Mariano era um jovem cheio de sonhos, dedicação, alegria e espírito de equipe. Sua partida precoce e violenta deixa uma ferida irreparável em todos que o conheceram e admiravam.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, companheiros de clube e toda a comunidade esportiva. Que encontrem conforto na memória de Mariano e na certeza de que sua luz jamais será apagada. Que a justiça seja feita.
Atleta da base do River-PI é assassinado a tiros em escola de Teresina
Reprodução/Instagram
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
.