Homem é preso com 66 kg de peixe durante fiscalização da piracema no Sul do PI
14/01/2026
(Foto: Reprodução) Mudança no período da piracema: o problema são rios com pouca água para a reprodução
Um homem foi preso com 66 quilos de peixe durante fiscalização da piracema na barragem Algodões 2, em Curimatá, Sul do Piauí. A piracema começou em 15 de novembro de 2025 e vai até 16 de março deste ano. A pesca está proibida nesse período para garantir a reprodução das espécies.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), o suspeito estava em uma casa usada para comércio ilegal de pescado. No local, os agentes encontraram peixes frescos, redes e outros materiais usados na pesca.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Foram apreendidos cerca de 200 metros de redes, facas, linhas e barbantes. Entre os peixes, havia 23 quilos de piranha e 43 quilos de curimatá. Todo o material será destinado a entidades previstas na lei ambiental, de acordo com a Semarh.
“A piracema é o momento mais sensível para os rios. Quando combatemos esse tipo de crime, estamos protegendo a reprodução dos peixes e assegurando o equilíbrio ambiental”, disse Renato Nogueira, gerente de Fiscalização da Semarh.
O homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Curimatá. Ele foi autuado por pesca em período proibido, multado em R$ 45 mil e permanece preso. Os materiais ilegais foram destruídos.
Material apreendido durante fiscalização da piracema
Semarh
*Gabriely Corrêa, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube