Dia Mundial dos Animais de Rua: adoção transforma a vida de animais e família; conheça a história
04/04/2025
(Foto: Reprodução) Em Teresina, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) é uma das instituições que abriga animais para adoção. Alguns deles já esperaram mais de 10 anos por uma família. Chico e Ichigo, dois vira-latas abandonados adotados por família em Teresina
Arquivo Pessoal
Nesta sexta-feira (4), comemora-se o Dia Mundial dos Animais de Rua, data cujo objetivo é conscientizar a população para diminuir o número de animais abandonados, e o g1 conta a história de Chico e Ichigo, dois vira-latas abandonados adotados pela família da jornalista Adélia Machado.
Adélia disse que dar um lar para um animal que enfrentava os perigos das ruas pode transformar a rotina e o coração de toda uma família. Segundo a jornalista, Chico, de aproximadamente 6 anos, foi o primeiro a integrar a família, quando foi adotado em uma instituição no ano de 2022.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A jovem declarou que o cãozinho entrou para a família em um momento em que membros passavam por problemas de saúde mental. "Estávamos passando por algumas dificuldades e ele com toda a doçura chegou a salvar a nossa família. Ele é o amor das nossas vidas", disse Adélia.
A jornalista contou que Chico apareceu três semanas após a família perder outro cachorro, também adotado. Segundo ela, o animal já havia passado por pelo menos três lares anteriormente, sendo abandonado por todos os tutores.
Já Ichigo foi resgatado pela família de Adélia em 2023, ainda filhote. O cãozinho foi encontrado em um esgoto próximo à casa deles e a mãe da jovem não pensou duas vezes antes de adotar o animal.
A família adotou Chico e Ichigo, dois vira-latas abandonados.
Arquivo pessoal da família
“Um dia na parte da noite, a minha mãe foi atender uma pessoa na porta de casa e encontrou um cachorrinho no esgoto. Ele era minúsculo e estava todo encolhido. Automaticamente a minha mãe pegou e tratou dele. Hoje ele está enorme”, contou.
"Uma coisa que percebemos muito é que ele tem esse sentimento de gratidão, principalmente por minha mãe e o meu irmão que estavam no dia da adoção dele. Ele não chega perto de nenhum de nós sem querer dar um cheiro, uma atenção. São os nossos xodós", completou a jornalista.
Animais esperam por adoção
Em Teresina, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) é uma das instituições que abriga animais para adoção. Alguns deles já esperaram mais de 10 anos por uma família.
Esse é o caso de animais vítimas de acidentes, agressões cruéis ou com doenças debilitantes, que, muitas vezes, acabam perdendo completamente as chances de serem adotados e terem um lar.
Para adotar ou apadrinhar esses e outros animais, os interessados devem procurar a Apipa levando original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.
Além disso, a associação realiza uma rápida entrevista com o interessado, que também precisará preencher um questionário e assinar o termo de adoção responsável.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube